Bitcoin está prestes a cruzar um marco importante após uma década de progresso, com um volume total de transferência prestes a ultrapassar 10 trilhões de dólares.

  • A análise do volume histórico da Bitcoin mostra que quase 10 trilhões de dólares de volume de transferência foram liquidados na cadeia de bloqueio da Bitcoin.
  • Existem agora mais de 1 milhão de endereços BTC ativos, de apenas 50.000 em 2013.
  • O volume de transferência de Bitcoin mais do que dobrou desde 2017.

Mas a Bitcoin ainda está muito à frente em termos

A DeFi e a Ethereum recebem a maior parte das atenções hoje em dia quando se trata de mudar o cenário financeiro global, mas a Bitcoin ainda está muito à frente em termos de quanta riqueza está realmente sendo transferida.

A moeda criptográfica original, que passou o último mês quebrando recordes de preços, está se aproximando de outro marco histórico: Mais de 10 trilhões de dólares em valor mudou de mãos na cadeia de bloqueio Bitcoin desde seu lançamento em 2009, de acordo com a análise dos dados Glassnode feita por Yassine Elmandjra da ARK Invest.

O aumento do volume de transferência do Bitcoin tem sido alimentado por pelo menos dois fatores principais. O primeiro é o enorme aumento no preço da BTC desde 2013, quando havia cerca de 50.000 endereços Bitcoin ativos e o preço de final de ano era de cerca de US$ 790.

Isso torna muito mais fácil para aqueles que possuem até mesmo alguns BTC ajudar a aumentar o volume total de transferência, para não falar daqueles que transferem centenas ou milhares de moedas de uma só vez.

O segundo fator tem sido o aumento gradual do volume comercial trazido à medida que mais e mais usuários aprenderam sobre Bitcoin e entraram na ação. Desde 2013, o número de endereços Bitcoin ativos aumentou de cerca de 50.000 para aproximadamente 1 milhão, um aumento de 20x, de acordo com o fornecedor de dados da cadeia de bloqueio Coin Metrics. Todos esses novos participantes estão comprando, vendendo, e talvez até comercializando Bitcoin, o que significa um aumento do volume total de transações.

O volume total de transferência recebeu um impulso com a corrida de touro em 2017

O volume total de transferência recebeu um impulso com a corrida de touro em 2017, aumentando quase 2 trilhões de dólares em menos de um ano. Desde então, o volume de transferência tem estado em uma marcha surpreendentemente estável em direção a US$ 10 trilhões, o que parece provável que seja alcançado no primeiro mês de 2021.

A bitcoin pode ainda não ser a moeda de reserva mundial, e as altas taxas de transação ainda serão um problema para aqueles de nós que fazem transações em valores abaixo de seis dígitos. Mas é difícil negar que algo grande está acontecendo quando um novo produto financeiro movimenta 10 trilhões de dólares em pouco mais de uma década. Mas também, talvez seja apenas uma moda.